top of page
Buscar

A importância do ato de ler, para ler o mundo

  • Foto do escritor: cienciaeculturagp
    cienciaeculturagp
  • 30 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Mônica Deyllot escreve "Física e literatura: a estrutura da ponte entre as duas culturas” (capítulo quatro do livro Física, cultura e ensino de ciências) com o intuito de defender a importância da leitura para uma compreensão crítica de mundo. Retoma questões de sua dissertação de mestrado (intitulada “Ler palavras, conceitos e o mundo: o desafio de entrelaçar duas culturas em um convite à Física”) para tratar das estruturas das fake news, e então reconhecê-las e interpretá-las, à serviço do desenvolvimento crítico de estudantes.


A partir da “importância do ato de ler” (FREIRE, 1997), Mônica defende que a leitura extrapola a linguagem escrita e é necessária para a construção de um diálogo inteligente com o mundo. Então, inspirada na tese de João Zanetic (seu ex-orientador) aborda sobre as aproximações entre literatura e ciência e defende a importância de se conhecer as estruturas dessa ponte.


Argumentando em favor dessa importância, ela mapeia e relaciona variáveis relevantes da leitura, da física e do ensino de física e, ao final das notícias. No elenco da autora há 6 itens. Para exemplificar essa análise, sem estragar a surpresa e a experiência de leitura de futuros leitores, destaco o item 1 dessas estruturas:



Para entender melhor a análise, Mônica explicando cada uma delas, relaciona as variáveis de leitura às outras variáveis, argumentando que conhecer e discutir sobre essas estruturas e suas relações podem fornecer elementos de análises capazes de melhorar nosso próprio modo de pensar. Assim, possibilitando a capacidade de "ler nas entrelinhas das notícias". Então, para exemplificar seu argumento, ela relaciona as variáveis de leitura com as das notícias na tentativa de diagnosticá-las como fakes ou não.


Dessa forma, Mônica não só argumenta em favor de interpretar ciência como cultura humana, localizada temporal e geograficamente, sua análise possibilita o desenho de planejamentos que priorizem o desenvolvimento de senso crítico, melhoramento da capacidade de análise, extrapolando o ensino de física.


Enfim, espero que tenha despertado sua curiosidade para esse texto tão rico.


Ótima leitura!


Escrito por Brenda Costa


DEYLLOT, Monica Elizabete Caldeira. Física e literatura: a estrutura da ponte entre as duas culturas. In: Física, Cultura & Ensino de Ciências. André Ferrer P. Martins (org). Editora Livraria da Física. 1°ed. 2019.


 
 
 

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

©2019 por Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page