




O grupo de pesquisa “Ensino de Ciências e Cultura”, sediado na UFRN, existe desde 2009. Atualmente, conta com 6 docentes pesquisadores (3 da UFRN, 1 da UEPB, 1 da UFPA e 1 da UFERSA) e diversos estudantes de iniciação científica e de pós-graduação, entre mestrandos e doutorandos.
Há uma única Linha de Pesquisa (História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências e Matemática), que se insere no terreno da epistemologia e preocupa-se com aspectos relativos à inserção da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência na educação básica e no ensino superior. Investiga tanto contribuições teóricas quanto práticas/aplicadas que tais campos têm a oferecer para o ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza e da Matemática, assim como para a formação inicial e continuada de professores.
Compreendendo a ciência como cultura, uma parcela do grupo reúne-se semanalmente para debater o andamento das pesquisas do grupo e discutir textos variados, com foco tanto nas dimensões histórica, filosófica, sociológica e cultural da produção da ciência quanto nas possibilidades de relações entre o conhecimento científico estabelecido e sua inserção social e escolar.